As 4 perguntas que gostaria de fazer ao coordenador do Programa de Gestão de Pessoas & Talento

Pedro Neves, Coordenador Científico da Pós-Graduação para executivos de Recursos Humanos – e não só -, explica porque é este o programa certo para o desenvolvimento da carreira de qualquer gestor de uma equipa, de qualquer dimensão e em qualquer indústria.

No dia 9 de outubro de 2017, a Nova SBE lança a sua 1ª Pós-Graduação para Executivos na área de Gestão de Pessoas. O Programa de Gestão de Pessoas & Talento tem um formato pós-laboral e extremamente hands-on, formando e treinando os participantes ao longo de 5 meses para os novos desafios que líderes e gestores de Recursos Humanos terão de enfrentar, face a uma função cada vez mais estratégica nas organizações.

Ainda que não substitua uma leitura cuidada da brochura do programa, que explica em detalhe os conteúdos programáticos, formatos e modelos de avaliação, corpo docente e outras informações práticas (pode fazer o download da brochura AQUI»), pedimos ao coordenador científico do programa, o professor Pedro Neves, que respondesse a algumas das perguntas que se têm feito ouvir pelos muitos interessados.

Porquê uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talento para executivos?

Porque uma gestão eficaz passa sempre por saber captar, reter e estimular o crescimento do talento, caso contrário o investimento realizado na gestão de pessoas terá sempre um retorno aquém do seu potencial. Como Peter Drucker afirmava, “desenvolver talento é a tarefa mais importante nos negócios – é a condição sine qua non da competição na economia do conhecimento”.

Como pode este programa ajudar-me a atingir objetivos de carreira a longo prazo?

O Programa de Gestão de Pessoas & Talento contribui para a carreira a longo prazo pois os objetivos da empresa, dos executivos e das suas equipas estão interligados. Para atingir os seus objetivos individuais, um executivo necessita de ter uma equipa empenhada, que vista a camisola da empresa e que sinta não só que é indispensável mas que existe um elevado grau de interdependência entre os diversos stakeholders.

Qual o momento ideal na minha carreira para um programa como o Programa de Gestão de Pessoas & Talento?

A definição desse momento é, na minha opinião, um processo interno a cada pessoa. Pode ser quando começo a pensar que o meu futuro passa por funções de gestão, quando sinto que estou com dificuldades a ultrapassar alguns obstáculos específicos na minha carreira, ou quando sinto que necessito de sistematizar os conhecimentos e experiência de liderança e gestão de pessoas que já adquiri.

Que benefícios imediatos traz o Programa de Gestão de Pessoas & Talento aos participantes?

Os benefícios a curto prazo dependem precisamente das razões que trouxeram os participantes ao nosso programa. A participação neste programa pode refletir-se rapidamente na forma como interagimos com as nossas equipas, dando atenção a aspetos que muitas vezes passam despercebidos; na forma como tomamos decisões e envolvemos as pessoas nos processos de tomada de decisão; ou como gerimos o próximo desafio com que nos defrontamos. É esse o espírito deste programa: contribuir para o percurso individual de cada participante, cimentando as suas experiências num conjunto de conhecimentos, técnicas e instrumentos associados à gestão de pessoas e talento!

***

Pedro Neves, Doutor (Ph.D.) em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE, e Pós-Doutorado na Universidade de Delaware, é Professor Associado na Nova SBE e Coordenador Científico do Programa de Gestão de Pessoas & Talento.

Tem mais perguntas que gostaria de fazer sobre o programa ou o processo de candidatura? Contacte-nos!