Gestão & Estratégia

 Comunicação sincronizada

  Esta é a era da colaboração em que os consumidores participam na criação de valor através da cocriação de produtos, serviços e elementos de comunicação. Os marketers já não têm o controlo das suas marcas porque agora competem com o poder coletivo dos consumidores, munidos de ferramentas de comunicação com um poder ímpar na história. Como resposta a esta nova realidade propomos um modelo de comunicação, a que chamámos comunicação sincronizada, baseado na integração do consumidor, como agente ativo, no processo de comunicação das marcas, promovendo-se o estabelecimento de uma conversa contínua entre a marca e os seus consumidores. Nessa conversa, a relevância do conteúdo assume maior importância que a frequência do broadcast da mensagem.  

 Ler o artigo


 SuperEquipas

 Este artigo resulta de uma atitude modesta mas tem uma agenda ambiciosa: ajudar a compreender os segredos do sucesso das superequipas. Para esse efeito, analisa a natureza das boas equipas em três contextos distintos: o desporto, a música e as forças militares especiais. Não pretendemos, obviamente, fechar o assunto, mas apenas contribuir para explicitar algumas boas práticas que podem ser replicadas noutras equipas em contexto organizacional. Concluímos que as boas equipas: (a) preservam a “individualidade individual”, (b) são uma fonte de identidade positiva, (c) oferecem oportunidades de progresso, (d) alimentam-se de tensão criativa, (e) desenvolvem um sentido de transcendência, e (f) mantêm-se “ligadas à terra”.  

 Ler o artigo


 Sete testes

 Poucas áreas se prestarão tanto a equívocos e más ideias feitas como a da liderança. “Os líderes nascem”. “São carismáticos”. “São diferentes”. “Têm uma faceta heróica”. É claro que alguns líderes se aproximam destas ideias. Todavia, muitas pessoas normais, dotadas das necessárias competências e forças de carácter, podem exercer eficazmente a liderança. Essas pessoas aprendem a liderar melhor. Percebem que a liderança é uma jornada de melhoria e não uma lotaria genética. Rodeiam-se da equipa certa. Procuram bons mentores. Em suma, intuem a natureza profunda da liderança.  

 Ler o artigo

FaLang translation system by Faboba