Gestão & Estratégia

 Eu líder positivo

  Uma das áreas mais vibrantes no estudo da liderança ao longo da última década tem sido o movimento da liderança positiva. Enquanto parte integrante dos estudos organizacionais positivos [1], este movimento procura ajudar os líderes a responder à pergunta: como posso ter um impacto positivo sobre mim mesmo, os outros, a minha equipa, e a organização onde trabalho? Este texto insere-se nesse movimento. Tem como objectivo ajudar os líderes a instilarem positividade (realista) nos contextos em que actuam.   

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 Liderança Feminina

 Apesar dos avanços recentes, as mulheres ainda estão sub-representadas nos órgãos decisórios das empresas de todo o mundo, e em Portugal também. A evolução tem sido lenta, apesar de estarem bem preparadas (com formação adequada) e de o estilo feminino de liderança estar em elevada cotação no mundo empresarial. A excessiva valorização da liderança feminina é uma armadilha. A conciliação entre a carreira e a família é um dos principais obstáculos do chamado tecto de vidro. A imposição por via legislativa de quotas para as mulheres pode constituir uma medida temporária para se atingir a desejada paridade.   

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 Oportunidade

 Existe, hoje, uma narrativa gestionária e social fortemente atraída pela ideia de inovação. Problema: falar de inovação é fácil, mas inovar não é. Neste texto, apresentamos quatro razões que podem explicar a escassez de inovação numa organização, assim como quatro caminhos que podem ajudar a criar culturas de inovação. São pistas simples que requerem, sobretudo, atenção a detalhes e mudanças comportamentais. A atenção aos sinais não permite, provavelmente, contar histórias heroicas de inovadores extraordinários, mas ajuda, eventualmente, a desdramatizar a inovação e a melhoria, tornando-as parte da vida normal da organização.   

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