Gestão & Estratégia

 Bons mercados

  Um bom quadro institucional e um bom mercado promovem a emergência e o desenvolvimento da boa gestão. Mas as boas instituições e a qualidade dos mercados também dependem da qualidade da gestão. Em síntese: as boas instituições e um bom mercado fomentam e facilitam a boa gestão que, por seu turno, fomenta o desenvolvimento das intuições – num quadro repleto de capital social, recompensa do mérito, pessoas talentosas e outras cujo talento potencial espera ser desenvolvido.   

 Ler o artigo


 Um doença chamada “CEO –tite”

 A CEO-tite é uma síndrome que ataca líderes de topo. Eis alguns sintomas: tendência para se considerarem acima e melhor do que os outros, preferência por bajuladores, aversão à mudança de rumo mesmo quando este se revela errado, incapacidade de escutar, forte atracção pelo tratamento principesco. Este artigo discute quer a síndrome quer alguns possíveis antídotos contra os venenos do poder.   

 Ler o artigo


 Risco moral das organizações

 “Moral Hazard” e “Risco Moral”.Coincidem? “Moral Hazard” (segundo a wikipedia) é a situação de uma entidade isolada ou protegida de um determinado risco ser conduzida a ter um comportamento diferente do que teria caso estivesse exposta a esse risco. Geralmente esses comportamentos são não virtuosos mesmo que totalmente racionais (face à matriz de riscos real a que o agente está submetido), provocando distorções económicas, sociais ou até políticas a nível micro ou macro (neste último caso quando por efeito de agregação de comportamentos desvirtuados o impacto possa ter efeitos sistémicos).   

 Ler o artigo

FaLang translation system by Faboba